s

AMBr discute ações eficazes contra o câncer de mama



No Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, a Associação Médica promoveu evento de educação continuada

A Associação Médica de Brasília, que tem em seu histórico promover ações voltadas à saúde da mulher, realizou, nos dias 25 e 26 de outubro, o Programa de Educação Continuada (PEC) “Outubro Rosa: Todos Contra o Câncer de Mama”. No evento, voltado a estudantes de medicina, médicos e profissionais de saúde foram discutidos, por especialistas renomados em suas áreas de atuação, medidas eficazes contra o câncer de mama.

Na programação científica, idealizada pela Diretora de Relações com a Comunidade, Dra.  Maria Aparecida Freitas, destaque para a conferência “Avaliação do Risco Genético na Prática Clínica: O que Podemos Fazer Ambulatoriamente”, onde a Dra. Renata Sandoval chamou atenção para as avaliações genéticas, que devem ser referenciadas pelos profissionais envolvidos no cuidado com o paciente, para que seja indicado ao aconselhamento genético.

O médico Anderson Silvestrine também contribuiu ao falar sobre os “Avanços do Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama”. O especialista alertou sobre dados de aumento de casos da doença. “No Brasil são cerca de 2 milhões por ano e, no Distrito Federal, equivale a mil novos casos. É preciso reforçar que é uma doença que, quando diagnosticada precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%”.

No PEC também foi possível aprender mais sobre terapia hormonal e o risco de câncer de mama, a importância do acompanhamento humanizado, como os pacientes podem preservar a fertilidade, sexualidade, fogachos, insônia e atrofia vaginal com antecedente de câncer de mama, além a satisfação e grau de expectativa dos pacientes submetidos à reconstrução mamária.

A matéria completa sobre o evento poderá ser conferida edição nº 187 da revista Médico em Dia. A AMBr espera todos para o próximo Programa de Educação Continuada “Doença hepática Gordurosa não Alcoólica”. Participe:  Clique aqui e faça a sua inscrição.